A proposta desta seção sempre foi familiarizar os leitores com os procedimentos básicos no manuseio da carne, como cortá-la aproveitando todas as possibilidades e especialidades de cada peça e como tratá-la antes dos temperos e do fogo. A partir desta edição, o “Corte do Mes” e o “Passo-a-passo” passarão a compor uma única matéria, montada e demonstrada pelas imagens, mostrando mais do que simplesmente os cortes. Vamos mostrar também o resultado, numa receita que, com certeza, vai provocar o seu apetite. Começamos com uma maneira simples e muito prática de preparar uma costela de novilho precoce, aproveitando toda sua riqueza de textura e sabor. Essa peça, costela de novilho precoce, pode ser encontrada em casas especializadas já cortada e pronta para uso. É só seguir os passos do tempero e do cozimento. Mãos à obra, que o resultado é surpreendente.
Ingredientes
- 1 costela de novilho precoce pesando entre 7,5kg e 8kg
- 1 litro de vinho branco seco
- Sal grosso
Modo de preparar
1º Limpe completamente a costela deixando a peça pronta para a receita.
2º Usando uma faca bem afiada, retire com muito cuidado o matambre (tecido gorduroso que fica entre a pele e a gordura). Se ele não for retirado, vai impedir o correto cozimento da peça e a carne poderá ficar dura. Aproveite o matambre para usar numa receita recheada.
3º Sem aprofundar muito o corte da faca, faça alguns talhos transversais na gordura. Na medida em que a carne for assando, esses cortes se abrem e facilitam o derretimento da gordura.
4º É hora de colocar o vinho branco espalhando bem com a mão para que toda a peça seja envolvida.
5º Distribua uma porção generosa de sal grosso sobre o lado da gordura.
6º Envolva toda a peça com seis voltas de papel celofane próprio para churrasco.
Obs: Esta costela também pode ser preparada no forno, que deve estar com a temperatura alta (entre 180º e 200º). Deixe assando por 15 minutos e, depois, baixe a temperatura para 150º. Então, asse por mais quatro horas.
Fonte:
LIVRO DE RECEITAS PARA CHURRASCO
Luiz Fernando Almeida Caixeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos por comentar, esperamos que tenhas sido educado e cortês conosco.
Abraço