25 de Outubro é o dia do macarrão
Você sabia que hoje, dia 25 de outubro, é comemorado o Dia Mundial do Macarrão? A data foi criada em 1995 durante o primeiro congresso mundial que reuniu os principais fabricantes da massa no mundo, em Roma. Esse dia é lembrado e comemorado em vários países como os EUA, Itália, Alemanha e outros, mas claro, inclusive por nós brasileiros.
O Dia Mundial do Macarrão foi instituído em 25 de outubro de 1995 em Roma, durante o I World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão), que reuniu os principais fabricantes em todo o mundo.
Criada em 1195, durante o World Pasta Congrress (Congresso Mundial de Macarrão), em Roma, a data é celebrada em diversos países, incluindo o Brasil.
Desde então, a data é comemorada em diversos países, com o objetivo de difundir os benefícios do macarrão e aumentar seu consumo per capita.
Neste 25 de outubro comemora-se o Dia do Macarrão.
Afinal, ele vai bem em todas as ocasiões das mais simples às mais sofisticadas.
O Brasil é o terceiro mercado consumidor de macarrão no mundo, perdendo apenas para a Itália e Estados Unidos.
A origem do macarrão
O nome “macarrão” vem inicialmente do grego “Makària”, que significa caldo de carne enriquecido por pelotinhas de farinha de trigo e cereais. Já outro termo bastante utilizado para a massa em outros países e principalmente na Itália – “pasta” – vem também do grego “Pastillos”. Embora tenham algumas confusões a respeito de sua origem, um fato é que os maiores difusores e consumidores do macarrão foram os italianos, que inventaram inúmeras variedades, além de colocar um nobre ingrediente nele, a farinha de grano duro.
O preferido no mundo
Sim, em uma pesquisa realizada em 17 países pela Oxfam, o macarrão foi o queridinho em nível mundial! O prato ficou como um dos preferidos em países como Alemanha, Espanha, Austrália, e claro, no Brasil ocupando a terceira posição – perdendo apenas para a lasanha e o arroz. Tão famoso, ele até já foi protagonista de cenas clássicas de vários filmes!
Mais de 30 formatos diferentes
Espaguete, talharim, cabelo de anjo, fusilli ou parafuso, penne, de letrinhas, argolinha e uma variedade enorme de outras opções. Existem indicações de formatos para cada tipo de prato, que se dividem geralmente em massas para sopas, massas longas, massas curtas e outros tipos. Além disso, as massas podem ser secas (feitas de vários ingredientes – comum, caseira, integral, com ovos e outras), instantâneas, frescas ou pré-cozidas, é só escolher.
Você sabia?
A China é o país que consome mais macarrão instantâneo no mundo, chegando a quase 45 bilhões de porções por ano. Seguida pela Indonésia, Japão, Estados Unidos e em décima posição, o Brasil. E no Japão existem mais de mil tipos, sem contar que lá já existe até um museu do Cup Noodles onde as crianças podem se divertir fazendo a massa e ainda escolhendo os condimentos que vão por cima.
A invenção do Macarrão Instantâneo
O inventor do macarrão instantâneo foi Momofuku Ando, nascido em Taiwan em 1910, durante a ocupação japonesa na ilha. Movido pelo desejo de produzir um alimento de qualidade, com baixo custo e fácil de preparar, o senhor Ando lançou-se em incansáveis pesquisas, já que o desafio não era pequeno e grandes dúvidas surgiam.
Momofuku Ando precisava transpor alguns obstáculos: como eliminar totalmente a água do macarrão já cozido? Como acondicioná-lo em porções individuais?
Como reidratá-lo? Como torná-lo adequado ao consumo? Como mudar o sabor? As respostas vieram dez anos depois, em 1958, com o Chicken Ramen, o primeiro macarrão instantâneo do mundo. A novidade chegou ao Brasil em 1965.
E assim a maioria dos brasileiro de classe B e C gosta de degustar "comer" o macarrão misturando vários ingredientes como mostra essa quentinha.
Fonte: www.restauranteweb.com.br, www.thermostar.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos por comentar, esperamos que tenhas sido educado e cortês conosco.
Abraço