Passemos agora à receita da vez, onde veremos como preparar uma massa de pizza que pouco ou nada fica devendo à da sua pizzaria favorita. Sem embargo do serviço de "delivery" desses estabelecimentos estar disponível praticamente em qualquer lugar, há situações (como numa noite fria e úmida, por exemplo) em que nada substitui uma comidinha caseira, mesmo que seja uma pizza.
Você vai precisar de:
5 xícaras (chá) de Farinha de trigo;
50 g de fermento para pão;
1/2 xícara (chá) de água morna;
1/2 xícara (café) de banha derretida;
1 colher (sopa) de sal.
Misture o fermento, a banha e o sal na água morna até dissolver bem; junte então a farinha e misture até obter uma massa lisa e elástica. Faça uma bola e deixe crescer, coberta com um pano, por cerca de 40 minutos.
Abra o disco mantendo uma espessura de 3 milímetros, unte com azeite, espalhe 3 colheres de sopa de molho de tomates e leve ao forno para pré-assar.
Observação: Fornos domésticos geralmente não alcançam a mesma temperatura dos fornos à lenha das pizzarias, de modo que é melhor primeiro pré-assar os discos e depois levá-los de volta ao forno para derreter a cobertura.
A cobertura fica a critério de cada um, evidentemente, bem como a marca do vinho (tinto, de preferência). No entanto, sugiro ralar a muzzarela em vez de usá-la em fatias (deixe as fatias para quando você quiser criar uma camada a mais, sobreposta à cobertura). E embora fuja um pouco ao tradicional, prefira descaroçar as azeitonas (ou comprá-las já sem caroço), pois basta uma mordida infeliz... enfim, é fácil imaginar o resultado.
Olá Lu,
ResponderExcluirAgradeço o comentário carinhoso feito por você em meu blog.
Quanto à massa para a pizza caseira, chegou a dar-me água na boca, pois deve ficar gostosíssima. Copiarei a receita para o meu marido fazer, pois aqui em casa o cozinheiro é ele.
Um abraço afetuoso e até a próxima,
Maria Paraguassu.