Agora vamos degustar uma receita do nosso amigo Fernando Melis, um strogonoff de carne, ele sempre publica em seu blog e nos blogs que faz parte todas as sextas feira a matéria normal e uma receita, essa foi publicada em 07 de janeiro de 2011 em Espelhando e Espalhando Amigos. Obrigado amigo!
½ kg de filé mignon picado em cubinhos de mais ou menos 1 cm;
2 colheres (sopa) de óleo de soja;
1 cebola média picada;
1 colher (chá) de sal;
2 colheres (chá) de pimenta do reino moída na hora;
150 g de cogumelos cortados em fatias;
1 dose de conhaque (para flambar);
1 ½ colher (sopa) de molho inglês;
½ xícara de polpa de tomate;
1 colher (sopa) de ketchup;
1 colher (sopa) de mostarda;
200 ml de creme de leite.
Aqueça o óleo numa frigideira grande, refogue a cebola, acrescente a carne e frite em fogo alto (mexendo para não soltar água).
Tempere com o sal e a pimenta, junte os cogumelos e o conhaque, deixe em fogo alto e incline ligeiramente a frigideira para que a chama do fogão entre em contato com o molho e flambe.
Quando a chama apagar, acrescente o molho inglês, a polpa de tomate, a mostarda e o ketchup; espere levantar fervura, junte o creme de leite e desligue o fogo.
Sirva quente, acompanhado de arroz branco e bata “palha”.
Essa receita serve 2 “bons garfos” ou três comensais moderados. Para um número maior de pessoas, ajuste apropriadamente os ingredientes, mas tome o cuidado de não exagerar (guardar as sobras e requentar no dia seguinte não é uma boa idéia).
Como o filé é geralmente vendido em peças – e o preço anda “pela hora da morte” –, experimente substituí-lo por patinho ou outro corte (magro) de sua preferência. Já se quiser matar dois coelhos com uma só cajadada, peça ao açougueiro que, ao fazer a limpeza, corte o “cordão” em cubinhos do tamanho adequado à receita. Se não bastar, tire um bife, fatie-o em tiras finas e pique-as em cubinhos (e reserve o restante da peça para outras receitas).
Se sobrarem fatias, tire mais um bife, junte tudo, corte em “iscas” e faça um excelente filé aperitivo acebolado.
Já para quem (como eu) não é muito fã de cogumelos, vale substituí-los por azeitonas carnudas, sem caroço, cortadas ao meio – ou em três partes, caso elas sejam muito graúdas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos por comentar, esperamos que tenhas sido educado e cortês conosco.
Abraço