A Framboesa é uma fruta pequena, arredondada, de cor vermelho-escura e muito suculenta.
É originária da Ásia, onde há mais de duzentas espécies.
Entretanto, no Brasil não existem espécies naturais, sendo cultivado somente um tipo, que dá frutos entre outrubro e janeiro, Apenas 10 % da produção brasileira é comercializada ao natural.
É rica em sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.
O restante é utilizado para fabricar geléias, doces, compotas e licores.
Contem ainda vitaminas A, C e fibras.
A framboesa é muito delicada e deve ser manuseada o mínimo possível. Compre frutas que não estejam muito maduras, nem amassadas ou sujas.
Composição
Nas folhas há ácido tânico, ácido láctico, ácido succínico e ácidos não saturados, e nos frutos há a pectina, glicose e ácidos de fruta. As sementes secas ao ar obtém-se 13,5% de um óleo pouco espesso e de cor verde amarelada. A fruta possui frutose.
Indicações
As folhas da framboesa tem efeito antidiarréico e antiinflamatório.
Em inflamações das gengivas e de garganta usar a folha por infusão e fazer enxágües ou gargarejos para acalmar. A fruta excita o peristaltismo intestinal de um excesso de ácidos pela sua grande riqueza em bases. A cura pela framboesa é indicada contra a prisão de ventre, e reumatismo e outras doenças metabólicas, sobretudo contra as doenças do fígado, dos rins e hemorróidas.
Boa para equilibrar a falta de vitaminas no organismo pois ela apresenta um conteúdo abundante de vitaminas. O suco de framboesa com água é indicado para tirar a sede e ajudar na cura de doentes com febre
Uso
Folhas de framboesa com folhas de amoreiras são recomendados em catarros, nas irritações e inflamações das vias gastrintestinais, nas diarréias e catarros inflamatórios do intestino grosso e nas hemorragias por hemorróidas.
Utilizado para melhorar o sabor de remédios farmacêuticos. Em compotas, doces, pastéis, etc.
Como comprar
A framboesa é muito delicada e deve ser manuseada o mínimo possível. Compre frutas que não estejam muito maduras, nem amassadas ou sujas.
Como guardar
Para que a framboesa não amadureça demais nem perca o seu sabor, guarde-a na geladeira, mantendo-a na embalagem original, coberta com plástico ou papel de alumínio. Se quiser conservar por aproximadamente uma semana, coloque no congelador. Os doces preparados com framboesa ao natural não podem ser guardados por muito tempo.
Como preparar
Se a framboesa vai ser consumida ao natural, lave cada fruta com cuidado, para evitar que estoure e perca o suco. No entanto, se ela vai ser cozida, não é necessário lavar.
Nota
A framboesa não é uma árvore; é um arbusto que mede aproximadamente a altura da cintura ou menos se for podada ou mais alta quando velha, podendo até ser cultivada em vasos dentro de casa. Cuidar para não deixar a terra sempre úmida, manter ao alcance do sol. Tem espinhos e folhas verdes claras. A fruta é oca por dentro.
Fonte: www.plantaservas.hpg.ig.com.br/www.hortifrutigranjeiros.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos por comentar, esperamos que tenhas sido educado e cortês conosco.
Abraço