Relogio

domingo, 25 de outubro de 2015

História do macarrão em seu dia

25 de Outubro é o dia do macarrão

Você sabia que hoje, dia 25 de outubro, é comemorado o Dia Mundial do Macarrão? A data foi criada em 1995 durante o primeiro congresso mundial que reuniu os principais fabricantes da massa no mundo, em Roma. Esse dia é lembrado e comemorado em vários países como os EUA, Itália, Alemanha e outros, mas claro, inclusive por nós brasileiros.
O Dia Mundial do Macarrão foi instituído em 25 de outubro de 1995 em Roma, durante o I World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão), que reuniu os principais fabricantes em todo o mundo.
Criada em 1195, durante o World Pasta Congrress (Congresso Mundial de Macarrão), em Roma, a data é celebrada em diversos países, incluindo o Brasil.
Desde então, a data é comemorada em diversos países, com o objetivo de difundir os benefícios do macarrão e aumentar seu consumo per capita.
Neste 25 de outubro comemora-se o Dia do Macarrão.
Afinal, ele vai bem em todas as ocasiões das mais simples às mais sofisticadas.
O Brasil é o terceiro mercado consumidor de macarrão no mundo, perdendo apenas para a Itália e Estados Unidos.

A origem do macarrão

O nome “macarrão” vem inicialmente do grego “Makària”, que significa caldo de carne enriquecido por pelotinhas de farinha de trigo e cereais. Já outro termo bastante utilizado para a massa em outros países e principalmente na Itália – “pasta” – vem também do grego “Pastillos”. Embora tenham algumas confusões a respeito de sua origem, um fato é que os maiores difusores e consumidores do macarrão foram os italianos, que inventaram inúmeras variedades, além de colocar um nobre ingrediente nele, a farinha de grano duro.
O preferido no mundo
Sim, em uma pesquisa realizada em 17 países pela Oxfam, o macarrão foi o queridinho em nível mundial! O prato ficou como um dos preferidos em países como Alemanha, Espanha, Austrália, e claro, no Brasil ocupando a terceira posição – perdendo apenas para a lasanha e o arroz. Tão famoso, ele até já foi protagonista de cenas clássicas de vários filmes!
Mais de 30 formatos diferentes
Espaguete, talharim, cabelo de anjo, fusilli ou parafuso, penne, de letrinhas, argolinha e uma variedade enorme de outras opções. Existem indicações de formatos para cada tipo de prato, que se dividem geralmente em massas para sopas, massas longas, massas curtas e outros tipos. Além disso, as massas podem ser secas (feitas de vários ingredientes – comum, caseira, integral, com ovos e outras), instantâneas, frescas ou pré-cozidas, é só escolher.
Você sabia?
China é o país que consome mais macarrão instantâneo no mundo, chegando a quase 45 bilhões de porções por ano. Seguida pela Indonésia, Japão, Estados Unidos e em décima posição, o Brasil. E no Japão existem mais de mil tipos, sem contar que lá já existe até um museu do Cup Noodles onde as crianças podem se divertir fazendo a massa e ainda escolhendo os condimentos que vão por cima.

A invenção do Macarrão Instantâneo

O inventor do macarrão instantâneo foi Momofuku Ando, nascido em Taiwan em 1910, durante a ocupação japonesa na ilha. Movido pelo desejo de produzir um alimento de qualidade, com baixo custo e fácil de preparar, o senhor Ando lançou-se em incansáveis pesquisas, já que o desafio não era pequeno e grandes dúvidas surgiam. 
Momofuku Ando precisava transpor alguns obstáculos: como eliminar totalmente a água do macarrão já cozido? Como acondicioná-lo em porções individuais?
Como reidratá-lo? Como torná-lo adequado ao consumo? Como mudar o sabor? As respostas vieram dez anos depois, em 1958, com o Chicken Ramen, o primeiro macarrão instantâneo do mundo. A novidade chegou ao Brasil em 1965.
E assim a maioria  dos brasileiro de classe B e C gosta de degustar "comer" o macarrão misturando vários ingredientes  como mostra essa quentinha.

Fonte: www.restauranteweb.com.br,  www.thermostar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos por comentar, esperamos que tenhas sido educado e cortês conosco.
Abraço

Lu Cidreira Fotos

Fale conosco

Marcadores

Carnes (52) Curiosidade gastronômica (33) Aves (24) Peixes e Frutos do Mar (24) Bolos (23) Massas (23) Doces e Sobremesas (21) Petiscos (21) Bebidas (18) Caldos e Sopas (17) Entradas (16) Aperitivo (15) Lanches (15) Saladas (14) Churrasco (13) Salgados (13) Saúde (13) Pães (12) Arroz (10) Drinks (10) Aacompanhamento (8) Carnes recheadas (8) Curiosidade (8) Sobremesas (8) Croquete (6) Ervas e especiarias (6) Pizza (6) Comunicado (5) Doces (5) Grelhados (5) Tortas (5) Arroz acompanhado (4) Biscoitos (4) Carne exótica (4) Condimento (4) Diet e light (4) Frango (4) Molhos (4) Salgados e Sobremesas (4) Sorvetes (4) Vinhos (4) Acompanhamento (3) Bacalhau (3) Comidas típicas (3) Estudos (3) Frutos (3) Licores (3) Queijo (3) Receitas para microondas (3) Sopas (3) Tira gosto (3) Avestruz (2) Bifes (2) Bombons (2) Carne sêca (2) Dicas (2) Dieta vegetariana (2) Farofa (2) Feijoada (2) Filé mignon (2) Grãos (2) História (2) Massas inatantânea (2) Pamonha (2) Principal (2) Sucos (2) Alertas (1) Aperetivos (1) Arrozdoce (1) Assados (1) Café (1) Canecas (1) Cararu (1) Carnes afrodisíaca (1) Charutinhos de repolho (1) Comida Árabe (1) Crepes (1) Curiosidades (1) Descontração (1) Dias comemorativos (1) Editorial (1) Etiqueta (1) Filé de Frango (1) Fondue (1) Frango recheado (1) Frutos do mar (1) Hortaliças (1) Informações (1) Informe pessoal (1) Lancha (1) Lasanha (1) Massas instantânea (1) Mensagem (1) Mensagem de Natal (1) Peixe assado (1) Peru recheado (1) Petiscos do humor (1) Picadinho de carne (1) Pudins (1) Receitas para o Natal (1) Risoto (1) Rocambole (1) Solidariedade (1) lucidreira (1)

Seguidores

Sustentabilidade

Afiliados Cursos 24 Horas - Ganhe Dinheiro com seu Site
Ganhe Dinheiro com seu Site no Sistema de Afiliados - Cursos 24 Horas

Vídeo não pode ser exibido.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Feed de inscrição

Inscriçoes do Feed Icon Subscribe in a reader Botões adicionar A
Share |
Botão G + Google+

Lu Cidreira no G+