Relogio

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Conheça um pouco das Hortaliças

Mais uma boa orientação e sugestão do nossa EMBRAPA, vamos ter uma postura de mudança de hábito na nossa alimentação e consumir mais hortaliças, frutas e verduras, este blog conta com nossos amigos e leitores para uma divulgação em massa desse procedimento. Leiam e acesse o site abaixo e tenha melhor informação.


Com o intuito de incentivar o consumo de hortaliças e promover uma alimentação saudável para toda família, a Embrapa Hortaliças (Brasília/DF) lança o site “Hortaliças na Web” que traz cerca de 150 receitas e também dicas de como comprar, conservar e consumir hortaliças. 

De acordo com a engenheira agrônoma Milza M. Lana, pesquisadora da Embrapa Hortaliças, o objetivo do site é contribuir para o aumento do consumo de hortaliças pela população brasileira, oferecendo diversas opções de preparo desses alimentos, com receitas nutritivas, práticas e baratas. Pretende-se também orientar a população sobre os atributos de qualidade a serem considerados na hora da compra e o correto manuseio e acondicionamento das hortaliças no mercado e na residência para evitar desperdícios. 

O destaque do site “Hortaliças na Web” fica por conta da seção “50 hortaliças” que relaciona informações específicas de cada hortaliça como origem, valor nutritivo, receitas e, claro, dicas de como comprar, conservar e consumir cada uma delas. Mas ainda há outras cinco seções com informações exclusivas. Confira abaixo. 

- Hortaliça combina com todas as refeições: além das tradicionais receitas de sopas e saladas, essa seção ensina como aproveitar a diversidade de cores e sabores que as hortaliças oferecem do café da manhã até o jantar. Há inúmeras possibilidades de preparar a mesma hortaliça, basta variar de acordo com o gosto da família e o hábito de alimentação. 

- Como obter o melhor de cada hortaliça: essa seção destina-se àqueles que se interessam em conhecer novos paladares, mas não sabem como escolher produtos de boa qualidade nem como prepará-los. 

- Hortaliça e dinheiro não se jogam fora: como são produtos muito perecíveis, é preciso saber como armazenar as hortaliças para reduzir as perdas em casa e evitar desperdícios. Vale destacar que o adequado acondicionamento é essencial para a preservação da qualidade sensorial e nutricional das hortaliças. 

- Quem quer saúde vai à feira: esta seção explica a importância de consumir hortaliças diariamente. Ricas em vitaminas, fibras e sais minerais, as hortaliças são fundamentais para a manutenção da saúde. Tanto que a Organização Mundial da Saúde recomenda a ingestão de, pelo menos, três porções de hortaliças por dia. 

- Sua receita ideal: neste espaço, o usuário do site consegue filtrar as receitas de acordo com as hortaliças de preferência. Há também a possibilidade de excluir da busca as hortaliças que não gosta ou não tem em casa, por exemplo. 

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO
Idealizado pela pesquisadora Milza M. Lana, o site é fruto de uma parceria com o saudoso agrônomo Mario Felipe Melo, da Emater/DF. Juntos, eles iniciaram um projeto, em 1999, de redução de perda pós-colheita com ações que abarcavam desde a propriedade agrícola até o mercado e o consumidor. “No caso do consumidor, pensamos em três situações críticas: quando o excessivo manuseio danifica o produto, quando a pessoa não compra por não conhecer o produto e quando, já em casa, não ocorre o correto armazenamento deste produto”, exemplifica Milza. 

Assim, pensando em minimizar o desperdício de alimento nessas três frentes e, consequentemente, incentivar o consumo de hortaliças surgiu a ideia de produzir uma série de cartilhas com dicas de como comprar, como conservar e como consumir hortaliças, e com receitas práticas e originais com cada hortaliça. “A objetivo era produzir um material que pudesse ser reproduzido pelos pontos de venda e distribuído direto ao consumidor interessado naquele produto”, conta a pesquisadora. 

O conteúdo das cartilhas originou o livro “50 Hortaliças - Como Comprar, Conservar e Consumir” e, hoje, com o site, essas informações estão disponibilizadas para um maior número de pessoas. “A função maior do site é democratizar a informação para que as pessoas possam acessar, consultar e compartilhar sem a necessidade de comprar o livro ou imprimir a cartilha. Queremos dar subsídios para que descubram que hortaliça não é só salada e que é possível comer uma hortaliça gostosa se souberem comprar, armazenar e preparar”, conclui. 

SITE HORTALIÇAS NA WEB
http://www.cnph.embrapa.br/hortalicasnaweb/index.html

Um comentário:

Agradecemos por comentar, esperamos que tenhas sido educado e cortês conosco.
Abraço

Lu Cidreira Fotos

Fale conosco

Marcadores

Carnes (52) Curiosidade gastronômica (33) Aves (24) Peixes e Frutos do Mar (24) Bolos (23) Massas (23) Doces e Sobremesas (21) Petiscos (21) Bebidas (18) Caldos e Sopas (17) Entradas (16) Aperitivo (15) Lanches (15) Saladas (14) Churrasco (13) Salgados (13) Saúde (13) Pães (12) Arroz (10) Drinks (10) Aacompanhamento (8) Carnes recheadas (8) Curiosidade (8) Sobremesas (8) Croquete (6) Ervas e especiarias (6) Pizza (6) Comunicado (5) Doces (5) Grelhados (5) Tortas (5) Arroz acompanhado (4) Biscoitos (4) Carne exótica (4) Condimento (4) Diet e light (4) Frango (4) Molhos (4) Salgados e Sobremesas (4) Sorvetes (4) Vinhos (4) Acompanhamento (3) Bacalhau (3) Comidas típicas (3) Estudos (3) Frutos (3) Licores (3) Queijo (3) Receitas para microondas (3) Sopas (3) Tira gosto (3) Avestruz (2) Bifes (2) Bombons (2) Carne sêca (2) Dicas (2) Dieta vegetariana (2) Farofa (2) Feijoada (2) Filé mignon (2) Grãos (2) História (2) Massas inatantânea (2) Pamonha (2) Principal (2) Sucos (2) Alertas (1) Aperetivos (1) Arrozdoce (1) Assados (1) Café (1) Canecas (1) Cararu (1) Carnes afrodisíaca (1) Charutinhos de repolho (1) Comida Árabe (1) Crepes (1) Curiosidades (1) Descontração (1) Dias comemorativos (1) Editorial (1) Etiqueta (1) Filé de Frango (1) Fondue (1) Frango recheado (1) Frutos do mar (1) Hortaliças (1) Informações (1) Informe pessoal (1) Lancha (1) Lasanha (1) Massas instantânea (1) Mensagem (1) Mensagem de Natal (1) Peixe assado (1) Peru recheado (1) Petiscos do humor (1) Picadinho de carne (1) Pudins (1) Receitas para o Natal (1) Risoto (1) Rocambole (1) Solidariedade (1) lucidreira (1)

Seguidores

Sustentabilidade

Afiliados Cursos 24 Horas - Ganhe Dinheiro com seu Site
Ganhe Dinheiro com seu Site no Sistema de Afiliados - Cursos 24 Horas

Vídeo não pode ser exibido.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Feed de inscrição

Inscriçoes do Feed Icon Subscribe in a reader Botões adicionar A
Share |
Botão G + Google+

Lu Cidreira no G+