Relogio

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Saiba como escolher o peixe da sexta -feira santa


Escolher o peixe para sexta-feira santa não é uma tarefa tão simples como parece. A nutricionista Priscilla Baracat explica que algumas coisas precisam ser observadas: “O aspecto do peixe, sua coloração, consistência, local e condições de armazenamento são muito importantes para que as pessoas não corram o risco de comprar nenhum alimento estragado”, explica.

Entre as dicas ela destaca: nos peixes frescos deve ser observada a consistência da carne que deve ser firme, elástica e resistente à pressão dos dedos. A coloração branca ou rosada e o cheiro característico. No caso de peixes inteiros, é preciso observar os olhos, que devem estar brilhantes e salientes, a cauda, que deve estar firme na direção do corpo, as escamas, que devem estar aderidas à pele e as guelras bem vermelhas.

Quanto aos congelados, além de observar a coloração (branca ou rosada), é importante verificar se há formação de cristais de gelo, pois, se isso ocorrer, significa que o peixe não foi congelado corretamente. Para descongelar o peixe uma boa recomendação é fazer isso dentro do refrigerador e prepará-lo logo após o descongelamento.

Apesar dos peixes terem baixas calorias o modo de preparo e os acompanhamentos podem torná-los muito gordurosos e carregados de calorias. A dica da nutricionista é que de preferência o alimento seja assado, grelhado ou ensopado, temperado com preferencialmente ingredientes naturais e pouco sal. Além disso, o acréscimo de legumes é bem-vindo.

Quanto ao valor nutricional os peixes são ótimas fontes de proteínas animais, minerais, como sódio, potássio, ferro, magnésio e cálcio, e também são fontes de vitaminas do complexo B. Seu consumo regular age no controle da pressão arterial e colabora com a coagulação do sangue. A maioria dos peixes são ricos em Omega 3, age no combate a inflamações, no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas, que ácidos graxos (gorduras) poliinsaturadas, características de peixes de águas profundas, sejam estas doces ou salgadas. Além disso tem função protetora do coração, pois diminuem o mal colesterol e aumentam o bom colesterol. Atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão são bons exemplos de espécies ricas no nutriente.

Para saber mais:

Salmão: Este peixe tem sabor único. Costuma ser consumido assado ou grelhado, além de ser usado cru na culinária japonesa. O produto é o carro-chefe da Marcomar e está presente em diversas linhas do portfólio da empresa. Valores em 100 gramas: 170 calorias, 24g de proteína e 6g de gordura.

Robalo: Considerado um iguaria fora do Brasil, o peixe de coloração clara comercializado pela Marcomar é criado no País. Valores em 100 gramas: 72 calorias, 18g de proteína e 8g de gordura.

Merluza: Importada da Argentina, esta espécie tem sabor semelhante ao bacalhau, sendo muito usada em receitas tradicionais. Valores em 100 gramas: 90 calorias, 19g de proteína e 1,2 de gordura.

Pescada amarela: Proveniente do Brasil, este peixe tem baixo valor calórico e de gordura, por isso é ideal para dietas de redução de peso. Valores em 100 gramas: 80 calorias, 17g de proteína e 1,3g de gordura.

Arenque: O arenque é muito rico em ômega 3. Tb é fonte de vitamina D, que é indispensáve para a absorção do calcio no organismo tendo um papel importante no funcionamento correto dos músculos, nervos, coagulação do sangue, crescimento celular e utilização de energia.

Atum: O atum é um dos peixes mais amados no Mundo, graças em parte à popularidade do atum em lata. Contudo, embora o atum em lata seja um alimento delicioso e nutritivo, se nunca provo atum fresco, está a perder um petisco culinário ainda mais saudável, ma vez que o atum fresco retém mais das suas benéficas gorduras ómega-3 do que o enlatado. O atum é firme e denso e tem o sabor e textura mais carnudos de qualquer peixe. Por vezes o atum apresenta traços de carne castanho escura que tem um sabor ainda mais forte e mais intenso.

Fonte: Destak Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos por comentar, esperamos que tenhas sido educado e cortês conosco.
Abraço

Lu Cidreira Fotos

Fale conosco

Marcadores

Carnes (52) Curiosidade gastronômica (33) Aves (24) Peixes e Frutos do Mar (24) Bolos (23) Massas (23) Doces e Sobremesas (21) Petiscos (21) Bebidas (18) Caldos e Sopas (17) Entradas (16) Aperitivo (15) Lanches (15) Saladas (14) Churrasco (13) Salgados (13) Saúde (13) Pães (12) Arroz (10) Drinks (10) Aacompanhamento (8) Carnes recheadas (8) Curiosidade (8) Sobremesas (8) Croquete (6) Ervas e especiarias (6) Pizza (6) Comunicado (5) Doces (5) Grelhados (5) Tortas (5) Arroz acompanhado (4) Biscoitos (4) Carne exótica (4) Condimento (4) Diet e light (4) Frango (4) Molhos (4) Salgados e Sobremesas (4) Sorvetes (4) Vinhos (4) Acompanhamento (3) Bacalhau (3) Comidas típicas (3) Estudos (3) Frutos (3) Licores (3) Queijo (3) Receitas para microondas (3) Sopas (3) Tira gosto (3) Avestruz (2) Bifes (2) Bombons (2) Carne sêca (2) Dicas (2) Dieta vegetariana (2) Farofa (2) Feijoada (2) Filé mignon (2) Grãos (2) História (2) Massas inatantânea (2) Pamonha (2) Principal (2) Sucos (2) Alertas (1) Aperetivos (1) Arrozdoce (1) Assados (1) Café (1) Canecas (1) Cararu (1) Carnes afrodisíaca (1) Charutinhos de repolho (1) Comida Árabe (1) Crepes (1) Curiosidades (1) Descontração (1) Dias comemorativos (1) Editorial (1) Etiqueta (1) Filé de Frango (1) Fondue (1) Frango recheado (1) Frutos do mar (1) Hortaliças (1) Informações (1) Informe pessoal (1) Lancha (1) Lasanha (1) Massas instantânea (1) Mensagem (1) Mensagem de Natal (1) Peixe assado (1) Peru recheado (1) Petiscos do humor (1) Picadinho de carne (1) Pudins (1) Receitas para o Natal (1) Risoto (1) Rocambole (1) Solidariedade (1) lucidreira (1)

Seguidores

Sustentabilidade

Afiliados Cursos 24 Horas - Ganhe Dinheiro com seu Site
Ganhe Dinheiro com seu Site no Sistema de Afiliados - Cursos 24 Horas

Vídeo não pode ser exibido.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Feed de inscrição

Inscriçoes do Feed Icon Subscribe in a reader Botões adicionar A
Share |
Botão G + Google+

Lu Cidreira no G+